Saiba como seu animalzinho pode salvar a vida de outros pets
A doação de sangue é um ato voluntário que ajuda a salvar muitas vidas. O processo é rápido e praticamente indolor. Mas você sabia que, além de humanos, pets também podem doar sangue? O sangue de cães e gatos não é tão fácil de conseguir caso precisem de uma transfusão. Por isso, se o seu pet é saudável e está apto a doar sangue, ele com certeza pode ajudar a salvar a vida de muitos outros animais.
Como funciona a doação de sangue entre pets?
Os cães podem ter até 13 tipos sanguíneos de acordo com a raça. Já os gatos têm três grupos sanguíneos conhecidos: A, que é o mais comum, B, que é mais difícil de ser encontrado, e AB, que é considerado raro.
O sangue captado por meio das doações pode ser usado em cirurgias, casos de anemia profunda e outras situações em que um paciente esteja precisando de transfusão.
A coleta é feita em clínicas e laboratórios. O processo é muito parecido com a doação de sangue humana: é rápido, seguro e praticamente indolor. Ainda assim, gatos normalmente são sedados para passar pelo procedimento de doação. Já no caso dos cães, o ideal é que não haja sedação, mas às vezes é preciso – especialmente se o animalzinho for muito agitado.
Se você tem interesse na doação de sangue pet, peça ao seu médico veterinário recomendações de lugares que façam a coleta em sua cidade. Além disso, vale a pena ver com o profissional se o animal cumpre os requisitos necessários para a doação.
Como saber se o pet está apto a doar sangue
Existem algumas regras para a doação de sangue pet. No caso dos cães, eles devem ter mais de 25kg (ou seja, ser de porte grande ou gigante), ter entre um a oito anos de idade, nunca terem recebido transfusão de sangue e, se forem fêmeas, não estarem no cio ou prenhas. Já para os gatos, o peso mínimo é de 4kg e a idade varia de 1 a 7 anos. As demais condições continuam as mesmas.
Vale ressaltar que os pets podem doar sangue desde que estejam completamente saudáveis, vermifugados, vacinados e não estejam sob tratamento médico. Além disso, é preciso fazer um check up no veterinário para garantir que seu cão ou gato cumpra todos esses requisitos antes de doar sangue.
A doação de sangue é um ato de amor. Já pensou você também em doar? Em caso de dúvidas, procure seu médico 😉