Quem tem gato ou já teve algum contato com um gatinho, com certeza já ouviu um “motorzinho” que ele aciona, especialmente quando recebe carinho. É o chamado ronronar, um “ronquinho” produzido na garganta dos felinos (sim, leões, tigres e onças também ronronam). Mas a grande questão é: por que o gato ronrona? O que faz esse “motorzinho” ser acionado? Existem alguns motivos e eles estão relacionados, principalmente, com a comunicação.
O gato ronrona quando está confortável
Um dos motivos porque o gato ronrona é para reagir a um ambiente confortável e seguro. Você já percebeu que o ronron surge quando ele está se aninhando para tirar uma soneca ou, ainda, quando está deitado no seu colo? Esta é uma forma de dizer “estou bem!”. O mesmo acontece nos momentos em que recebe carinho. Entenda esse ronron como um agradecimento por esse momento especial.
O gato ronrona quando quer comer
Pode acontecer de o seu gatinho ronronar enquanto espera você encher o potinho de ração ou servir o sachê. E esse ronron “de fome” tem uma explicação. Quando filhotes, os gatinhos ronronam para chamar a atenção da mãe e serem amamentados. Dessa forma, instintivamente, eles ronronam quando querem se alimentar.
O gato ronrona quando está desconfiado
O ronronar também é uma forma de demonstrar cautela, especialmente quando o gatinho entra em um ambiente desconhecido. Alguns estudos supõem que ronronar seja uma forma de aliviar o próprio estresse ou percepção de dor. Não há comprovação científica disso, mas é fato que eles podem ronronar em situações adversas.
Meu gatinho está ronronando diferente, o que fazer?
Embora o ronron esteja ligado principalmente a momentos felizes, ele também pode ser relacionado à dor. Os gatinhos, normalmente, não demonstram que estão com algum desconforto. É comum que sintomas de doenças sejam percebidos somente em casos extremos. Por isso, vale a pena ficar de olho no comportamento do seu gatinho e acender o alerta caso o ronron surja sem motivo aparente ou de formas diferentes. Se ele vier acompanhado de algum miado ou outros ruídos diferentes, é importante buscar a orientação de um médico veterinário. Além disso, a visita ao veterinário periódica também é importante para prevenir doenças e monitorar a saúde do gatinho. Dessa forma, os ronrons na sua casa só terão um motivo: satisfação!