Saiba o que cada tipo de tosse canina pode indicar
Você já ouviu o seu cão tossir? Esse sintoma é mais comum do que parece e pode indicar que algo está errado com o sistema respiratório do cachorro. Existem diversos tipos de tosse canina, entre elas a seca, a úmida e a de engasgo. Cada uma indica alguma alteração diferente no organismo do seu pet. Por isso, se você identificar que seu cachorro está com tosse, é importante entender a origem do sintoma para buscar o tratamento mais adequado.
Assim como nós, humanos, cães também são afetados pelas mudanças de temperatura e de umidade relativa do ar. Por exemplo, aquelas causadas pela chegada da primavera. Desse modo, é preciso ficar atento a alterações de comportamento e buscar orientação veterinária.
O que é a tosse canina?
Antes de tudo, é preciso entender o que é a tosse em cães. Como nós, seres humanos, a tosse é uma descarga de ar em alta velocidade a fim de tirar algo que esteja obstruindo as vias aéreas inferiores. Ou seja, ela indica alguma alteração no sistema respiratório. Isso pode ocorrer devido a alergias, doenças respiratórias ou cardíacas, engasgos e até por causa de uma coleira apertada demais.
Como já mencionamos, existem diversos tipos de tosse canina. Assim, se o cachorro está com tosse, é preciso primeiro identificar como ele está tossindo.
Tosse seca
A tosse seca em cães é mais comum em baixas temperaturas, normalmente no inverno, e pode ser sinal de gripe ou resfriado. Fique atento se, junto com a tosse, o seu cachorro tiver espirros e febre. Se sim, é melhor levá-lo ao médico veterinário para receber tratamento adequado!
Por outro lado, a tosse seca também pode ser resultado de doenças cardiovasculares. Nesses casos, elas são mais curtas e fortes. O problema cardíaco mais comum relacionado à tosse canina é a “doença valvar degenerativa mitral”. O nome é complicado, mas a situação é fácil de entender: anatomicamente, o átrio esquerdo fica muito próximo ao brônquio principal esquerdo. Quando o átrio esquerdo aumenta de tamanho, ele comprime o brônquio – o que leva à tosse. É comum que esse tipo de situação seja identificada em cães idosos. Também é possível que o animal, nessas condições, sofra com doença degenerativa brônquica, uma bronquite crônica. Portanto, os pacientes podem ter as duas doenças ao mesmo tempo e a tosse pode ser sintoma de ambas. De toda forma, é importante levar o pet a uma consulta com veterinário para identificar o que está causando os sintomas e, assim, adotar o tratamento correto.
Tosse de engasgo
Pode acontecer de o seu cachorro se engasgar com a ração, com o petisco ou com algum brinquedo. Quando isso acontece, normalmente ele tosse com força e repetidamente em um período de tempo curto. Além disso, pode tentar ajudar a desengasgar com a pata.
Se o cachorro está com tosse de engasgo é importante considerar uma situação de emergência, pois o que estiver obstruindo as vias respiratórias do animal pode acabar asfixiando-o. Então, peça ajuda imediatamente e corra ao veterinário.
Tosse úmida
Chama-se úmida a tosse canina que vem junto com fluídos, como saliva, sangue e/ou catarro. Ela indica que o seu cachorro está com tosse por causa de alguma doença nas vias aéreas, como por exemplo a pneumonia, a bronquite e o enfisema pulmonar. Nesses casos, normalmente o tratamento é feito com antibióticos, que devem ser receitados por um profissional.
O cachorro está com tosse? Precisa de tratamento!
Apesar de a tosse parecer um sintoma simples, é importante lembrar que ela pode significar diferentes problemas de saúde. Dessa forma, buscar orientação veterinária é primordial. Por isso, se perceber que seu cachorrinho está tossindo demais, leve-o para uma consulta e investigue as causas do sintoma. Podem ser solicitados exames, como eletrocardiograma e raio-x do tórax, que vão ajudar a identificar as causas do problema. Acima de tudo, garantir o bem-estar do seu pet é fundamental.