Castrar o cachorro faz bem?

Muitos tutores têm medo da cirurgia de castração e dúvidas sobre o procedimento. Além disso, existem alguns mitos em torno do assunto que precisam ser esclarecidos. Acima de tudo, é importante saber que a cirurgia de castração é benéfica, relativamente simples e ajuda a prevenir doenças como o câncer – tanto nos machos quanto nas fêmeas. Se você tem dúvidas se deve ou não castrar o seu animalzinho, confira aqui tudo o que precisa saber sobre a castração.

Castrar fêmeas: benefícios para a saúde

O primeiro benefício da castração de cães – seja de fêmeas ou de machos – é o controle da superpopulação de animais. Estudos indicam que uma ninhada de 12 filhotes pode reproduzir até 80 mil outros animais em 10 anos se não for castrada. Alarmante, não é? Por mais que sejamos apaixonados por filhotinhos, sem o controle da reprodução dos cães nunca teremos um ambiente saudável para todos. É por isso que existem tantos animais nas ruas e em situação vulnerável. No caso das fêmeas, há outros benefícios importantes a serem destacados. Dessa forma, entre as cadelas castradas há:

  • Menor chance de desenvolvimento de tumores cancerígenos nas glândulas
    mamárias, em comparação com as que não foram castradas;
  • Prevenção da piometra (infecção no útero);
  • Prevenção de gravidez psicológica e suas consequências como infecção das
    mamas;
  • Ausência do cio;
  • Prevenção de transmissão de doenças genéticas como epilepsia e displasia,
    entre outras.

Muitas pessoas pensam que é necessário aguardar o primeiro cio ou até mesmo uma cria para castrar as fêmeas, mas não é verdade. De modo geral, a cadela pode ser castrada entre os cinco ou seis meses de vida – isso varia de acordo com o porte do animal. O médico veterinário que acompanha seu animalzinho pode dar a melhor orientação sobre o caso dele.

Castrar machos

Já a castração dos cães machos é ainda mais simples e traz inúmeros benefícios para a saúde do animal. Entre eles, há a diminuição do risco de tumores nos testículos e na próstata. De modo geral, os machos também ficam menos agressivos e agitados, pois não sofrem com estímulos hormonais em busca de fêmeas, por exemplo.

Castração engorda?

Não é a cirurgia de castração em si que vai tornar seu pet mais gordinho. O que acontece é que, depois de ser castrado, o animal fica mais calmo, já que os hormônios diminuem. Dessa forma, é preciso manter uma alimentação adequada, balanceada e específica para animais castrados, além de garantir uma rotina saudável de passeios e brincadeiras para que ele gaste energia. Por tanto, não: a castração não engorda.

Castração faz mal?

Pelo contrário. Castrar seu animalzinho é um ato de amor. Primeiramente por causa dos benefícios que a castração traz para a saúde do pet. Além disso, imagine o quanto sofre a cadela que dá a luz e tem seus filhotes tirados do convívio? Por mais que você queira um filhotinho do seu animal, ao castrá-lo você estará dando mais qualidade de vida para ele.

Animais castrados vivem mais?

Com a prevenção de doenças, é possível que seu animalzinho viva mais do que outro pet não castrado, sim. As chances de ele desenvolver um câncer mamário (no caso das fêmeas) ou de próstata (machos) diminuem consideravelmente. Além disso, os hormônios não vão agir fazendo com que instintivamente eles tentem fugir em busca de cadelas no cio. Por isso, a castração pode ajudar a fazer seu animalzinho viver mais, já que ele terá mais saúde.

O que preciso saber para castrar meu animal?

A cirurgia de castração é relativamente simples e o pós-operatório também, especialmente entre os machos. De toda forma, é importante buscar a orientação do médico veterinário antes de marcar o procedimento. Fazer um check-up, com exames de sangue e cardíacos, é uma recomendação, para identificar possíveis reações do animal em relação à anestesia, por exemplo.

Preste atenção, também ao hospital em que acontecerá a cirurgia, pois a qualidade dos equipamentos de anestesia, bem como a equipe de anestesistas e os medicamentos utilizados, faz toda diferença na preservação da saúde e segurança do procedimento.

Animais adultos e filhotes podem ser castrados e não é preciso esperar o primeiro cio para que a cirurgia seja feita. Qualquer dúvida pode ser esclarecida com o veterinário que acompanha o seu pet. O importante é garantir a saúde e o bem-estar dele!

Precisa de Ajuda?