• Home
  • Cuidados
  • Amizade entre criança e pet: quais são as vantagens?

Amizade entre criança e pet: quais são as vantagens?

Conviver com um bichinho desde cedo traz benefícios para a saúde física e emocional

Quantos vídeos fofos de crianças interagindo com pets você já viu nas redes sociais? Não tem como negar que criança e pet são uma graça juntos, mas a relação vai muito além disso. O convívio entre crianças e pets cria memórias incríveis, tanto para os pais quanto para a própria criança. Mas a ciência comprova que existem vantagens para a saúde física e emocional de crianças que crescem com um animal de estimação. Confira a seguir alguns benefícios do convívio entre crianças e pets!

Criança e pet: fortalecimento do sistema imunológico

Durante os primeiros anos de vida da criança, normalmente os pais tomam cuidado com tudo que está ao redor dela, com medo de doenças e infecções. Inclusive, muitos pais restringem o contato com animais de estimação, para evitar que seus filhos desenvolvam alergias por conta do pelo. 

Cuidado nunca é pouco, é verdade, mas quanto aos pets, pode ficar tranquilo! Se o bichinho estiver saudável, com as vacinas em dia, sem parasitas, ele não tratá mal nenhum à criança. Pelo contrário: estudos apontam que conviver com um pet desde cedo fortalece o sistema imune dos pequenos. Ou seja, dividir a rotina com um pet pode diminuir os riscos de asma, dermatite atópica e infecções.

Brincar com o pet reduz sedentarismo infantil

Uma das preocupações mais recorrentes quando se fala em infância hoje em dia são os malefícios causados pelo sedentarismo em uma faixa etária com tanta energia para gastar. Quando não praticam exercícios físicos, as crianças têm mais chances de desenvolver obesidade e diabetes, entre outras doenças. Brincar com o pet e levá-lo para passear (principalmente se for um cachorro) são maneiras divertidas de estimular as crianças a se movimentarem mais.

Cuidar do pet estimula a empatia

Quem tem um pet sabe que ele tem necessidades, não só físicas, como comer ou tomar água, mas também emocionais, como receber carinho e companhia. Dessa forma, ter um bichinho em casa pode estimular o lado empático da criança. Pesquisas mostram que o conviver com um pet contribui para o desenvolvimento do autocontrole e da capacidade afetiva dos pequenos.

Os pets estimulam o cérebro da criança

Estimular as crianças, principalmente nos dois primeiros anos de vida, é essencial. Isso porque o cérebro ainda está em formação e precisa de incentivo para reconhecer os ambientes e realizar movimentos. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a espontaneidade das crianças com os animais pode estimular a habilidade motora delas. Assim, passar a mão e brincar com um bichinho são formas interessantes de incentivar a criança a fazer movimentos repetitivos, o que aprimora suas habilidades.

Mas atenção: cuidar de um pet é uma responsabilidade. Então, se levar um bichinho para casa, tenha em mente que ele vai precisar de cuidados específicos que uma criança talvez não esteja preparada para dar. É uma boa oportunidade para ensinar os pequenos a assumirem responsabilidades, mas os cuidados com o pet, como um membro da família, são obrigação dos adultos.

Precisa de Ajuda?