Meu cachorro pode dormir na cama comigo?

Saiba quais os pontos positivos e os negativos de dormir com seu cãozinho

Na hora de dormir, nada mais gostoso que um carinho, não é verdade? Os cães também gostam de chamego, principalmente quando podem subir na cama e se aconchegar junto com seu tutor. Mas esse hábito divide opiniões de especialistas de saúde, que pensam tanto em nós, humanos, quanto no cão. Dessa forma, alguns pontos devem ser levados em consideração ao pensar se o cachorro pode dormir na cama com o tutor ou não.

Cachorro pode dormir na cama? Pensando na saúde humana

Deixar o cachorro dormir na cama com você pode despertar efeitos diversos em seres humanos. O aconchego com o cãozinho pode ser relaxante e até desestressante depois de um longo dia. De acordo com especialistas, esse conforto pode nos ajudar a pegar no sono. Um estudo de 2017, por exemplo, analisou a qualidade do sono de cães e tutores. Quando dormiram juntos, os humanos tiveram um sono satisfatório. Mas, quando os cães saíram de cena, acordaram mais à noite.

Entretanto, existem pesquisadores que são contra o cachorro dormir na cama, pois o pet pode afetar a qualidade do sono para quem já tem problemas para dormir, como a insônia. O cão pode causar “micro-perturbações” no sono do humano, por movimentos na cama e pequenos ruídos que produz. Assim, ele impede que o tutor entre em estado de sono profundo.

Além disso, se você tem algum tipo de alergia aos pelos/saliva dos cães, dormir junto dele definitivamente não é recomendado. Passar horas em contato com substâncias que te fazem mal também afeta o sono.

Cachorro pode dormir na cama? Pensando na saúde canina

Para o cachorro, também existem pontos positivos e negativos de dormir na cama junto com o tutor. Em primeiro lugar, o cachorro dormir na cama pode ajudá-lo a desenvolver uma relação mais íntima com os humanos, tornando-se mais amigável e menos medroso. Esse momento íntimo também ajuda o cachorro a relaxar. Mas preste atenção, pois esse hábito pode gerar apego emocional ao tutor. Assim, o cachorro pode ter dificuldades para dormir em outros lugares.

Cama de humanos x cama de pets

Ao pensar se o cachorro pode dormir na cama com você ou não, é preciso lembrar da ergonomia para o animal. No caso de cães pequenos, existe o risco de o tutor deitar em cima do cachorro durante a noite, sufocando ou esmagando o animal. Além disso, o pet também pode cair da cama – especialmente quando eles dormem aos pés dos tutores. Nesse caso, você pode chutar seu animalzinho sem saber e gerar um problemão para a saúde dele.

Outro ponto que deve ser considerado é a qualidade do ambiente e do colchão em si. Por mais que a gente pense em camas macias e fofas para os nossos animais, a verdade é que um colchão firme, que garanta estabilidade para o corpinho do pet, é o ideal Isso porque ao deitar em uma cama muito “molenga”, o cachorro não vai ter um apoio correto para a coluna – o que pode acarretar em problemas a longo prazo.

Por fim, é natural que o cãozinho pule em cima da sua cama, especialmente se ele nunca foi orientado a não fazer isso. No entanto, esse “sobe e desce” de um lugar alto não é recomendado para os cachorros. Isso porque o ato pode forçar a coluna do animal e desencadear problemas ortopédicos. O mesmo acontece quando ele desce e força todo o peso do corpo nas patas da frente. Dessa forma, o ideal é ter uma escadinha, rampa ou algum apoio para que ele possa subir e descer sem esforço. O médico veterinário do seu amigo pode indicar a melhor opção de acordo com o tamanho dele.

Afinal, cachorro pode dormir na cama ou não?

Não é proibido dormir com o seu melhor amigo. Mas é preciso avaliar os riscos e verificar qual a forma mais confortável e saudável para vocês dividirem esse momento. Manter a cama dele no seu quarto, por exemplo, é uma boa maneira de desenvolver esse laço mais íntimo sem criar uma situação de perigo. Assim, o conforto de ficar abraçadinhos pode ser deixado para momentos em que vocês estiverem acordados e atentos, pra ninguém se machucar. E lembre-se: em caso de dúvidas, converse sempre com o médico veterinário. Ele vai te dar todas as orientações necessárias!

Precisa de Ajuda?