• Home
  • Cachorros
  • É preciso tomar cuidado ao passear com seu pet em dias de calor

É preciso tomar cuidado ao passear com seu pet em dias de calor

As patas de cães e gatos são resistentes, mas só até um certo ponto

O verão está chegando! Sabe aqueles dias em que está tão quente que se escuta dizer que “se pode fritar um ovo nesse asfalto?”. É um pouco de exagero, mas com um fundo de verdade. O asfalto absorve e irradia o calor muito facilmente. Assim, encostar nele em dias quentes pode ser um sacrifício daqueles. Se para nós passear no asfalto quente sem sapatos é impossível, imagine como é para o seu cãozinho ou gatinho? Eles podem queimar as patas e até ficar com bolhas por causa das altas temperaturas! Por isso, é preciso tomar cuidado ao passear com seu pet em dias de calor. A seguir, confira algumas dicas para proteger seu pet do calor excessivo.

Evite o passeio nos horários mais quentes

Passear no asfalto ou na calçada quente já é prejudicial aos pets, imagine ainda com o sol a pino… O asfalto esquenta mais, o animal desidrata mais e cansa muito também. Como os pets são baixinhos, estão mais próximos do solo quente, o que é desconfortável para eles. Além disso, a temperatura corporal dos cães e gatos já varia entre 39 e 40 graus: se esquentar mais, fica difícil manter a temperatura corporal e o animal fica “arfando”.

Portanto, um cuidado ao passear com seu pet é o horário. Se você puder escolher, priorize os momentos em que o sol não está tão forte, normalmente antes das 11h e depois das 16h. Escolha também um trajeto que ofereça sombras e maior contato com a natureza, como gramados. Se for possível, priorize o passeio por parques.

Cuidado ao passear: verifique a temperatura do piso antes de sair

Sabe as “borrachinhas” que cães e gatos têm na sola das patas? São os coxins, responsáveis pela proteção das patinhas. Por isso, eles têm uma certa resistência ao calor. Mas essa resistência não é muito maior do que a das solas dos nossos pés. Dessa forma, antes de sair passear com seu pet, faça um teste para ver se o chão não está muito quente. Coloque a sola de seu pé ou então a mão virada para baixo no asfalto e aguarde cinco segundos. Se a sensação for suportável, pode ir passear com seu pet tranquilamente.

Leve água para seu pet

Por último, mas não menos importante: o pet deve se hidratar durante o passeio. No calor, cães e gatos já perdem mais água naturalmente pela transpiração. Fazendo exercício físico, então, mais ainda! Por isso, outro cuidado ao passear com seu animalzinho é levar sempre um recipiente de água e oferecer regularmente ao seu pet durante o passeio.

Aproveitar os dias quentes com os animais de estimação é uma delícia, ainda mais quando todo mundo está confortável! Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto, consulte seu médico veterinário.

Precisa de Ajuda?