Quando você costuma dar banho no seu cachorro? Os cães não podem tomar banho todos os dias, como nós, pois isso faz mal para a pele deles. Mas então, de quanto em quanto tempo o cachorro tem que tomar banho? Isso depende da pelagem, do clima, da qualidade do shampoo utilizado e também da predisposição do pet para tomar banho. A seguir, confira qual a frequência indicada em que se deve dar banho no cachorro.
A frequência ideal
Uma das formas de saber quando o cachorro tem que tomar banho é avaliando a pelagem dele. Os cães com pelos mais compridos tendem a acumular mais oleosidade. Dessa forma, a recomendação é que tomem banho uma vez por semana ou de 10 em 10 dias. Já os cachorros com pelo curto têm como indicação o banho de 15 em 15 dias. Logicamente, quando há uma indicação clínica de banhos terapêuticos, tudo isso é relativo e deve-se seguir a orientação médica.
Cachorro pode tomar banho no inverno?
Sim, o cachorro pode tomar banho no inverno para preservar a higiene. Entretanto, evite banhos muito frequentes: se o cão toma banho uma vez por semana em outras estações, tente manter 10 ou 15 dias de intervalo durante o inverno. Também procure dar banho nos dias mais quentes da estação, para evitar choques térmicos desconfortáveis.
Ademais, quando for dar banho no cachorro no inverno, preste atenção para não deixar os pelos dele úmidos. O excesso de umidade, além de aumentar a sensação de frio para o seu pet, também pode promover a proliferação de fungos e bactérias. Muito cuidado, também, com o secador de cabelos, que costuma ser usado por quem dá banho no cachorro em casa. Além do vento e do barulho do secador, que podem assustar ou incomodar os cães, é preciso manter uma temperatura amena. Lembre-se que a pele do seu cãozinho é mais sensível que a sua e não use o secador no modo mais aquecido. Jamais aproxime esse vento do aparelho aos olhos do pet, pois podem causar lesões nas córneas!
Por que não posso dar banho todo dia?
O banho em excesso faz mal para os cães. Isso porque remover a sujeira da pele a deixa mais sensível a bactérias e fungos. Além disso, também são removidas as bactérias boas, que ajudam o cão a manter a imunidade de seu organismo. Assim, mesmo que seja tentador deixar o seu pet sempre cheirosinho, há outras formas de fazer isso de modo que preserve a saúde dele. Você pode dar banho seco com um paninho, por exemplo, ou utilizar colônias específicas para pets, isso se não for agredi-lo com o cheiro irritante de muitas colônias. Geralmente eles não gostam de nenhuma!
Dicas de ouro:
- Escolha o dia menos lotados dos pet shop, pois o estresse, a correria e o calor dos ambientes não serão uma boa experiência;
- Em dias abafados, ou seja, quentes e úmidos, os cães têm sérias dificuldades em manter a temperatura corporal e essa combinação é péssima para eles. Escolha ambientes climatizados e sem tumulto;
- Sempre deverá ser usado produto próprio e de qualidade para o banho. Como você cuida do seu cabelo;
- Evite dias muito movimentados nos pet shop;
- Evite enchê-los de perfumes, pois na verdade só você gosta disso, eles não.