Por que o cachorro come capim?

cachorro come capim

Você já viu seu cachorro comendo matinho? Pode ser grama, matos mais altos ou plantas específicas, é possível que em algum momento da vida você perceba seu cão dando umas mordiscadas no capim. É preciso ficar atento para plantas que fazem mal para a saúde dele e para o significado do hábito. Entenda aqui por que o cachorro come capim e como interpretar os sinais que ele esta apresentando ao fazer isso.

Cachorro come capim?

Primeiramente, é preciso entender que o hábito de comer grama ou mato pode ter inúmeros significados. Desde ansiedade até o alívio de problemas intestinais, o cachorro come mato instintivamente, buscando soluções para seu organismo. Dessa forma, antes de pensar em coibir essa ação, é importante descobrir o que tem causado este comportamento.

Para isso, observe em que momentos do dia ou da rotina seu cãozinho tem buscado plantinhas para morder. Ele está sozinho no quintal ou passeando com você? Faz isso antes ou depois de uma refeição? Há algum sintoma em seguida – como vômito ou diarreia, por exemplo?

Estresse e ansiedade

Um dos motivos pelos quais o cachorro come capim pode ser o estresse ou a ansiedade. Longos períodos sem atividades ou solitários podem desencadear alguns comportamentos compulsivos no animal. Por isso, é importante fazer o enriquecimento ambiental – com brinquedos e acessórios que possam distrair os pets. Assim, você ajuda seu cãozinho a se distrair e a passar o tempo sem tédio. É uma forma de mudar o foco da atenção dele para outras atividades – o que faz muito bem para a saúde e o bem-estar do seu cãozinho.

Problemas intestinais

No entanto, se mesmo com uma rotina saudável de atividades ele come capim com frequência, fique de olho na alimentação. Insuficiência nutricional ou desconfortos intestinais podem ser a causa do pet buscar uma graminha para amenizar os problemas. Novamente, esta é uma ação instintiva, por isso é tão importante verificar a causa do hábito. Para isso, fique de olho se há algum sintoma antes ou depois de comer o matinho, como intestino preso ou vômitos e diarreia. Se for este o caso, é preciso imediatamente buscar orientação veterinária, preferencialmente um especialista em gastroenterologia, para tratar o problema.

Comer grama faz mal?

Nem sempre o ato de comer grama ou mato está relacionado a algum problema de saúde. Pode ser que o cachorro simplesmente goste do sabor da plantinha e busque nela uma fonte de fibras. De modo geral, isso não faz mal para a saúde do bichinho. Por outro lado, é difícil garantir a procedência da grama – especialmente quando estamos passeando com o pet por outros ambientes. A dica, então, é desviar a atenção do pet para outros petiscos, mais ricos em nutrientes e feitos especialmente para eles. Você também pode oferecer itens da alimentação natural, como brócolis, cenoura e abobrinha. Só tome cuidado com os alimentos proibidos, que podem fazer mal para o seu pet.

Precisa de Ajuda?