O que o meu pet “fala”?

Saiba como identificar o que a linguagem corporal deles quer dizer

Não é só porque os nossos bichinhos não falam que eles não se comunicam com a gente, não é mesmo? Quando temos muito tempo de convivência com um animal, costumamos conhecer o que ele quer comunicar, já que a linguagem corporal do gato e a linguagem corporal do cachorro têm muito a nos dizer. Confira a seguir alguns dos gestos e das atitudes mais comuns dos pets!

Linguagem do gato

Os gatos costumam passar a impressão de serem mais independentes, mas existem alguns sinais que podem ajudar a identificar o que eles estão sentindo. Olha só: 

O gato ronrona: O ronronar é um dos elementos principais da linguagem corporal do gato. Existe a ideia de que os gatos ronronam quando estão felizes, que é verdadeira. Mas você sabia que eles também podem ronronar quando estão estressados ou tristes? O “ronron” funciona como mecanismo de defesa, para aliviar o estresse e ajudá-los a manter a calma. 

O gato se esfrega em você: Quando o gatinho se esfrega em você, ele está querendo marcar seu território. Na linguagem corporal do gato, ele está dizendo que aquela pessoa é “dele”, ou seja: ele gosta de você!

O gato está sem apetite: Se o seu gato passar muito tempo sem comer, é sinal que alguma coisa está errada. Provavelmente o gatinho está sentindo alguma dor ou desconforto. Por isso, se ele ficar mais de 24 horas sem comer, leve-o ao veterinário!

Linguagem do cachorro

Assim como os gatos, os cães também possuem uma linguagem corporal específica. Você sabe o que os gestos deles querem dizer? Veja abaixo: 

O cachorro abana o rabo: Cada abanar do rabo do cachorro significa uma coisa diferente na linguagem corporal do cachorro! Quando o cachorrinho abana amplamente a cauda, ele está feliz, mas quando ele abana o rabo devagar para trás, está curioso e um pouco inseguro com a situação. O rabo entre as patas significa que o cão está nervoso. 

O cachorro “faz festa” para te receber: Normalmente, quando o cachorro faz “festa”, ou seja, pula em você e fica agitado quando você chega em casa, ele está feliz com a sua presença! Mas fique atento: se tiver algum objeto roído em casa, pode ser um sinal de que o cachorro ficou muito ansioso de estar sozinho. 

O cachorro está muito quieto e dorme demais: Assim como o gato, quando o cachorro fica muito quietinho, dorme demais e não quer comer, é sinal de que alguma coisa está errada. A linguagem corporal do cachorro quer dizer que ele está com alguma dor ou desconforto. Neste caso, procure um médico veterinário!

Você já sabia o que todos esses gestos querem dizer? Vale ficar de olho no seu pet, é sempre um indicativo de como ele está se sentindo!

Precisa de Ajuda?