O que o meu gato não pode comer?

o que o gato não pode comer

Saiba o quais alimentos fazem mal para o seu gatinho

Os gatos são animais muito curiosos e adoram explorar novos sabores! Entretanto, alguns alimentos que são cotidianos para os seres humanos são extremamente proibidos aos bichanos. Na inocência, às vezes podemos acabar oferecendo uma comida para o gatinho sem saber que faz mal. Confira a seguir o que o gato não pode comer para não cometer mais erros 😉

Leite e derivados

Muito se diz que o gato adora leite. Contudo, o leite e seus derivados, como queijo, iogurte e mingau, fazem mal aos gatos adultos. Isso porque os bichanos, depois que não são mais filhotes, desenvolvem intolerância à lactose. A proteína pode causar incômodos no estômago e até diarréias. Mesmo quando filhotes, o leite de vaca – mais comum para o consumo humano – também não é recomendado para os felinos. O ideal é deixar que a natureza siga seu caminho: o gatinho vai se alimentar com o leite materno até começar a comer ração. No entanto, se for preciso complementar a nutrição do filhote, é preciso usar alimentos específicos, que devem ser recomendados pelo médico veterinário.

Chocolate e outros alimentos com açúcar

Os gatos, ao contrário de nós, não podem apreciar um docinho. O chocolate é extremamente perigoso para os felinos, assim como para os cães, podendo causar vômitos, problemas cardíacos, convulsão e até morte. 

Já o açúcar não faz necessariamente mal aos gatos, mas, como não possui nutrientes, não oferece nada para a dieta do gato. Além disso, aumenta as chances de ele desenvolver diabetes e sobrepeso. É melhor evitar.

Uva

Por ser uma fruta, a uva parece indefesa, mas na verdade é uma grande vilã para os felinos. Ela ataca o sistema real dos gatos, podendo levar a uma falha dos rins e até à morte. Isso vale para todos os tipos de uva, até a uva-passa.

Alho e cebola

Os brasileiros amam um bom tempero na comida, principalmente de alho e cebola. Mas o gato não pode comer esses alimentos de jeito nenhum, já que eles atacam as hemácias dele, ou seja, as células vermelhas do sangue. Esse quadro pode evoluir para anemia. Ademais, alho e cebola também podem causar gastrite no felino. Preste atenção não somente nos temperos in natura, mas também em alimentos normalmente temperados com alho e cebola, como arroz e carnes.

Vale lembrar que os gatos gostam de explorar os ambientes e podem acabar consumindo esses alimentos sem querer. Por isso, fique sempre atento! Em casos de dúvidas, consulte sempre o médico veterinário de sua confiança.

Precisa de Ajuda?