O que o cachorro pode ou não pode comer?

Como introduzir a alimentação caseira para o seu pet

O cachorro só pode comer ração? Na verdade, não! Existem diversas opções de alimentos naturais que fazem bem para os cães. Neste post, trouxemos algumas dicas de como introduzir a alimentação natural, também conhecida como alimentação caseira, para o seu cachorro.

Mas sempre é importante ter o acompanhamento de um médico veterinário neste processo. Portanto, se você tiver alguma dúvida sobre qual alimento é ou não seguro para o seu cachorro, consulte um profissional, combinado?

Alimentação caseira para cães: Por que “natural”?

Antes das dicas, é importante esclarecermos o que é a alimentação natural para cachorros. O nome “natural” se popularizou entre os tutores de cães, mas os veterinários costumam chamar de alimentação caseira. Isso porque não há como garantir que um alimento é 100% natural quando se compra no mercado. 

Mas não tem como negar que os alimentos frescos, mesmo que não sejam exatamente naturais, são mais naturais em relação à ração industrializada. Por isso, seja chamada de alimentação natural ou caseira, ela pode fazer bem para o seu cachorro!

O que o meu cachorro pode comer?

O ideal é visitar um veterinário para saber o que o seu cachorro pode ou não comer, mas existem alguns alimentos já conhecidos como benéficos para os cães. Alguns deles são: 

  • Cenoura: fonte de betacaroteno, serve também como “fio dental” para os cachorros, ajudando na limpeza dos dentes;
  • Peixe: peixes como salmão, sardinha e atum são ricos em ômega 3, além de ajudarem na imunidade dos cães;
  • Aveia: quando cozida, a aveia pode ser oferecida aos cachorros. Fonte de fibras, ajuda os animais com problemas no intestino;
  • Batata: cozida na água sem temperos, a batata possui carboidratos, nutrientes e vitaminas importantes para a alimentação do seu pet. Você pode oferecer a batata tradicional, bem como a doce, inglesa ou yacon;
  • Brócolis: alimento antioxidante, pode ser oferecido aos cachorros, mas em pouca quantidade, uma vez que pode causar infecções se consumido em grande quantidade pelos cães. 

Como preparar os alimentos naturais para o cachorro?

Quando for preparar a alimentação caseira do seu cachorrinho, abra mão dos temperos, especialmente os muito fortes. Alguns deles podem ser tóxicos para o seu pet. 

É recomendável oferecer apenas alimentos cozidos aos cachorros, já que vegetais e leguminosas crus podem conter agentes patógenos prejudiciais aos bichinhos, que podem causar até tumores. Além disso, prefira sempre oferecer os alimentos cozidos na água ou no vapor, pois não é recomendado oferecer alimentos preparados no óleo para o cachorro.

Gostou das dicas? Fique sempre atento aos modos de preparo e, em caso de dúvidas, reforçamos que é importante conversar com um profissional.

Precisa de Ajuda?