Os felinos não causam mal nenhum; pelo contrário, os gatos – de todas as cores – são ótimos companheiros
Você sabia que hoje, 23, é Dia de Conscientização pelo Gato Preto? Por muito tempo, acreditava-se que os gatos pretos representavam mau agouro e azar. Assim, se tornaram símbolos do Halloween, do Dia das Bruxas e da Sexta-feira 13. Isso tudo porque existem diversas superstições, com base histórica, que associam os gatinhos a forças negativas. Entretanto, não tenha medo de gato preto. Embora existam pessoas que acreditam que o gato preto dá azar, em diversas culturas esses bichanos são reconhecidos, na verdade, como portadores de sorte.
Por que o gato preto “dá azar”?
O mito de que o gato preto dá azar vem da Idade Média. Nesse tempo, acreditava-se que os felinos pretos eram bruxas transformadas em animais. Além disso, as pessoas também temiam esses gatos por seus hábitos noturnos (tidos como azarados) e pela cor negra, naquela época associada às trevas e ao diabo.
Devido a essa crença, no século XV o papa Inocêncio VIII colocou os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição. Dessa forma, esses animais passaram a ser queimados na fogueira junto com mulheres que supostamente praticavam a bruxaria.
Gato preto como símbolo de sorte
Antes mesmo da Idade Média, algumas culturas já falavam sobre o gato preto. Mas para elas o bichano trazia, na verdade, sorte! É o caso da Pérsia antiga, em que se acreditava que os gatos pretos eram espíritos amigos enviados para fazer companhia para a humanidade na Terra.
No Egito Antigo, os gatinhos eram venerados, independente da cor. No folclore alemão, cruzar com um felino preto andando da esquerda para a direita indica que boas coisas estão em seu horizonte. Além disso, os marinheiros adoravam os gatos a bordo, pois eles caçavam os ratos. Se fossem pretos, melhor ainda: eles acreditavam que os gatinhos pretos levavam sorte junto na viagem.
Gatos pretos são companheiros
Assim como os demais gatos, os bichanos pretos se dão super bem com os seres humanos. São carinhosos, bonitos, afetuosos e companheiros. E, como vimos, trazem boa fortuna em diversas culturas. Dessa forma, a ideia de que trazem má sorte é só um mito.
Neste Halloween, que tal conscientizar as pessoas que você conhece sobre os felinos pretos? Todo esforço é válido para acabar com o medo de gato preto espalhado por aí. Azar é não ter um gatinho para afofar todos os dias!