Você sabia que existem diretrizes mundiais que nos ensinam como oferecer um ambiente saudável para os gatos? A AAFP, que é a Associação Americana de Veterinários de Felinos, criou um documento mostrando a importância do manejo ambiental adequado e entendermos os padrões de comportamento da espécie felina. Os gatos devem expressar seus comportamentos naturais.
Esse entendimento do ambiente e do comportamento reflete diretamente na saúde e bem-estar dos gatos, tornando-os companheiros mais sociáveis, saudáveis e felizes.
Os 5 pilares do ambiente saudável para o gato
1- Oferecer um lugar seguro
Para um gato, um lugar seguro é privativo e no alto. Isso dá a eles uma sensação de esconderijo ou isolamento. Dessa forma, ele se sente protegido de ameaças. Se o gato se sente relaxado, o esconderijo pode ser um lugar para descansar e dormir também.
Sugestões: tocas ou caixas de papelão com fácil acesso, uma caixa de transporte com a portinha aberta.
Prateleiras e redes de tamanho adequado para se sentirem confortáveis.
2- Oferecer múltiplos recursos
Arranhadores, camas, áreas de descanso, área para banho de sol, caixas de areia (limpas grandes, largas, em local tranquilo), brinquedos seguros, comedouros, bebedouros. Os recursos devem estar em locais diferentes.
3- Estimular o comportamento de predador e brincadeiras
A brincadeira para o gato deve ser uma atividade predatória. Os gatos devem ter a oportunidade de se envolverem em brincadeiras de caçar e se exercitarem para chegar no próprio alimento. Podemos usar brinquedos (varinhas, brinquedos que o gato possa manipular com suas próprias patas ou boca). Além disso, é importante estimular brincadeiras interativas com o tutor e com gatos socialmente compatíveis (sempre dê um petisco de recompensa ao final da brincadeira). Esconda os brinquedos em locais que seja necessário que o gato procure, localize e capture a presa de mentira.
Mas, atenção: nunca use suas mãos ou pés! A caça jamais deve ser a mão ou pé do tutor para evitarmos que a brincadeira vire uma agressão direcionada. Jamais chacoalhe o gato! Use comedouros inteligentes que fazem o gato interagir com o alimento como se fosse uma presa. Você pode comprar esses comedouros ou adaptar caixas de ovo ou garrafas pet mesmo. Esse comedouros melhoram a característica física e emocional do gato.
4- Interação humana
Gatos são animais de companhia que se beneficiam da interação social regular e amigável com seus tutores. Esta interação deve ser estimulada desde a infância, de preferência entre 2 e 7 semanas de vida. Nunca force o gato, deixe que ele inicie, escolha e controle o tipo de contato. Os tutores devem reconhecer as preferências individuais de cada gato e assim criarem laços fortes com seus pets.
5- Atenção ao olfato
Esta é a principal percepção sensorial dos gatos. Por isso, é importante disponibilizar catnip (a chamada “erva do gato”), esconder petiscos e usar feromônios. Por outro lado, evite expor o gato a odores fortes do dia a dia, como produtos de limpeza, perfumes, fumaça de cigarro ou areias sanitárias perfumadas.
Ambiente saudável, gato feliz
Todos os pilares se aplicam e devem ser adaptados para gatos que vivem em ambientes externos e para casas com vários gatos. Seguindo essas dicas, você estará garantindo um ambiente saudável para o gato, onde ele certamente será mais feliz!
Bianca Ricci Borba CRMV 5088