Saiba como limpar os ouvidos do seu bichinho de modo seguro
Existem alguns cuidados com os pets que nem sempre damos atenção até surgirem problemas. Por exemplo, quantas vezes você higieniza as orelhas do seu cachorro ou gato? Só quando ele está com alguma infecção ou tem algum problema auditivo? Na verdade, é importante sempre limpar os ouvidos dos pets, a fim de prevenir doenças e infecções. Mas a orelha do bichinho é diferente dos humanos, por isso precisa de cuidado especial na hora da limpeza. Confira abaixo um passo-a-passo de como higienizar a orelha dos bichinhos!
Se programe e escolha um momento tranquilo
Antes de começar, adote uma estratégia. Pense onde seu bichinho normalmente se sente mais seguro e confortável, qual o período do dia ele está mais tranquilo ou se não tem passado por alguma situação de stress.
Se você perceber que é um bom momento, observe o comportamento do seu pet. Ele está relaxado? Então ótimo, é o momento certo para fazer a limpeza! Se o animal estiver nervoso ou agitado de alguma maneira, você corre perigo de machucá-lo sem querer.
Tenha em mãos os materiais para limpeza
A primeira coisa a se fazer para higienizar as orelhas do seu pet é providenciar os materiais necessários. Por isso, tenha em mãos algodão seco, uma toalhinha e um limpador auricular para cachorro ou gato. Este último é um produto específico para a limpeza do ouvido, que não pode ser realizada com água. Você encontra essa solução em pet shops!
Posicione o animal
Quando você perceber que o seu pet está pronto para a limpeza, é preciso posicioná-lo. Deite o bichinho em uma posição confortável e apoie a cabeça dele em seu colo de modo que você consiga enxergar bem as partes interna e externa do ouvido.
Faça a limpeza
Com o algodão umedecido com o produto para higienização, comece limpando a parte externa da orelha do seu pet, retirando as impurezas. Faça movimentos suaves, para não machucá-lo. Depois, seque com a toalha.
Pingue a quantidade de gotas indicada pelo fabricante dentro da orelha do seu pet. Com delicadeza, massageie a parte de fora para que o produto entre mais facilmente no duto auditivo e deixe seu animalzinho se sacudir depois de passar o produto, isso facilita o descolamento da sujeira da pele. Seque novamente com um algodão.
Fique atento!
Lembre-se de que o ouvido de cães e gatos são extremamente frágeis! Dessa forma, nunca use cotonetes no seu bichinho, pois eles podem acabar machucando as partes internas do ouvido.
O excesso de umidade nas orelhas pode causar infecções. Assim, ao final do processo, é importante deixá-las totalmente secas.
Para evitar doenças e complicações, é preciso higienizar as orelhas do seu pet com frequência. Mas, se você perceber que o seu pet pode estar com algum problema auditivo ou com o início de uma infecção no ouvido, procure um médico veterinário.