Como cortar as unhas do meu gatinho?

Saiba os cuidados necessários para aparar as unhas do bichano

Os gatos são, por natureza, caçadores. E o que seria de um caçador sem a sua arma de caça? No caso dos gatinhos, eles têm as unhas afiadas para capturar as presas. Mas, dentro de casa, as unhas grandes não são tão necessárias assim, além de causarem arranhões doloridos  na pele. Por isso, saiba como cortar as unhas do seu bichano de maneira segura!

Garanta que o gato está confortável

Antes de mais nada, é preciso garantir que o seu gato esteja tranquilo, sem nenhum tipo de agitação ou nervosismo. Lembre-se de que você vai segurar um objeto cortante a poucos metros do rostinho dele! Assim, é essencial que o gatinho esteja o mais tranquilo possível para cortar as unhas.

Segure o gato no colo de modo que ele não escape

Novamente, é preciso garantir que o bichano não faça movimentos muito bruscos na hora do corte, então é necessário segurá-lo de maneira firme. Firme é diferente de com força: garanta que você tenha o controle sobre os movimentos do gato, mas não aperte-o demais, pois pode machucá-lo. Nesta situação, enrolar o animal em uma toalha pode ajudar!

Corte apenas as pontinhas das unhas

As unhas dos gatos têm terminações vasculares, então o corte inadequado pode causar dor e sangramento para o animal. Normalmente, a parte vascularizada é mais vermelhinha e  fica na base do dedo. As pontas, por sua vez, são mais branquinhas e podem ser cortadas sem problema. Por isso, preste atenção na hora do corte!

Apertar um pouco as almofadinhas das patas do gato ajudam a projetar as unhas para fora e faz com que seja mais fácil observar as partes da unha. De novo: não aperte com mais força do que o necessário para não machucar o seu pet!

Corte as unhas devagar, para reduzir as chances de acidentes. Uma dica é usar um cortador de unhas em forma de guilhotina, que é específico para felinos, o que facilita bastante o processo. 

Se ainda restarem dúvidas sobre como cortar as unhas do seu gato, converse com um profissional de medicina veterinária. Ele ou ela saberá te orientar! 😉

Precisa de Ajuda?