Confira algumas dicas para fazer o seu felino tomar mais água ao longo do dia
Quem nunca se esqueceu de tomar água durante um dia corrido? Com os gatos, acontece a mesma coisa: eles não costumam tomar água muitas vezes ao longo do dia. De acordo com especialistas, isso tem a ver com o passado deles, pois seus ancestrais viviam no deserto. Por isso, é muito comum que gatos desenvolvam problemas renais, justamente por não se hidratarem como deveriam. Quando o gato não toma água com frequência, você pode adotar algumas medidas simples para mudar esse quadro.
Ofereça água corrente
Muitas vezes, o gato não toma água pois o pote com água parada não chama muito a atenção dele. Os felinos preferem água corrente, como a da torneira aberta, por exemplo. Para você não ficar abrindo e fechando a sua torneira o dia todo, vale a pena investir em uma fonte própria para pets.
Experimente vários tipos de bebedouros
Os gatos são seletivos e podem não se adaptar a um pote de água de cara. Assim, experimente oferecer a ele vários tipos de potes, de materiais diferentes e também com diferentes tamanhos, até ele escolher um de que goste. Vale dizer que o gato não gosta de encostar seus bigodes na água, então potes maiores e mais rasos são uma boa pedida. Materiais como porcelana, aço inox e vidro são boas pedidas para manter a água fresquinha e são mais fáceis de higienizar.
Espalhe potes de água pela casa
Seu gato dorme muitas horas por dia e, por isso, pode ter preguiça de ir até outro ambiente para tomar água. Assim, vale a pena deixar vários potinhos (de tamanhos e materiais diferentes) espalhados pelos cômodos da casa. Vai facilitar muito a vida dele e lembrá-lo de beber água com mais frequência.
Ofereça sachês e rações umedecidas
Se você já tentou de tudo, uma dica interessante é dar ao gato sachês e petiscos úmidos, para repor a hidratação. Fique de olho, entretanto, no valor nutricional desses alimentos. Ou seja, confira se a quantidade de sódio não é muito alta, pois vai fazer mais mal do que bem ao gatinho.
Caso ele não goste de sachê, vale umedecer a ração dele com água morna, na proporção de três partes de ração para uma de água. Só não esqueça de descartar o que sobrar depois que ele comer.
Se, mesmo com essas dicas, você perceber que seu gato não toma água, é importante procurar um profissional de medicina veterinária. Pode ser que exista algum problema de saúde que esteja interferindo na rotina do bichano. Dessa forma, somente um veterinário poderá investigar e oferecer a melhor ajuda para manter seu gatinho saudável.